Quiropraxia pode auxiliar no tratamento de Escoliose?
Quiropraxia pode auxiliar no tratamento da escoliose?
Sim pode e vamos explicar.
A Escoliose segundo a SOSORT é uma condição que compreende um grupo heterogêneo de quadros, que consistem em mudanças na forma e na posição da coluna, tórax e tronco.
A Quiropraxia, segundo a OMS, é uma profissão da área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das alterações neuromusculoesqueléticas da coluna vertebral e os efeitos dessas alterações na saúde em geral.
Portanto é importante lembrar que a Quiropraxia trata de alterações neuromusculoesqueléticas da coluna, sendo a escoliose uma dessas condições. Ao falar que a Quiropraxia trata, significa que está dentro do escopo de prática da Quiropraxia técnicas e procedimentos que possuem embasamento científico e auxiliam nos cuidados de pacientes com escoliose. O objetivo comum no tratamento da escoliose está em estabilizar e/ou reduzir o ângulo de Cobb, melhorar qualidade de vida e promover redução de dor.
Em quais pontos os Quiropraxistas podem auxiliar no tratamento da Escoliose?
1. Identificação - O Quiropraxista é um profissional de atendimento primário com formação de nível superior para avaliar e, se necessário, solicitar exames de imagem, cruciais no diagnóstico da Escoliose. Isso é importante pois a escoliose em muitos casos pode demorar a ser diagnosticada e o Quiropraxista pode auxiliar nesse processo.
2. Controle de dor - O Quiropraxista dentro das suas técnicas e intervenções tem uma gama de procedimentos específicos para melhorar quadros dolorosos e reduzir a perda de amplitude de movimento em processos de escoliose idiopática.
3. Auxiliar nas curvaturas da coluna - O Quiropraxista é um profissional que atua com técnicas de tratamento passivo e ativo. Segundo as diretrizes clínicas, terapias passivas como o ajuste articular e demais técnicas de terapia manual são importantes no manejo da escoliose, desde que acompanhadas também de exercícios específicos para escoliose, que é o que mais auxilia nas curvaturas da escoliose. Além do tratamento passivo, Quiropraxistas também podem atuar com técnicas ativas, sendo algumas recomendadas em diretrizes clínicas para o manejo da escoliose. Como exemplo, o Schroth e Scientific Exercise Approach to Scoliosis (SEAS), que são técnicas que possuem exercícios específicos para escoliose.
4. Na pesquisa - Apesar de no Brasil a Quiropraxia ainda estar dando seus primeiros passos, muito do que se sabe hoje sobre coluna vertebral na literatura científica está atrelado a pesquisadores que têm formação superior em Quiropraxia ao redor do mundo. Na escoliose não poderia ser diferente, e temos pesquisadores Quiropraxistas que colaboraram na criação das diretrizes clínicas do SOSORT.
Portanto lembrem sempre: Quiropraxia não é estralo na coluna, Quiropraxia é uma profissão de nível superior na área da saúde, por isso nós da Associação Brasileira de Quiropraxia recomendamos sempre buscar um profissional bacharel em Quiropraxia no nosso site https://abquiro.org.br.
Siglas:
OMS - Organização Mundial da Saúde
SOSORT - International Society On Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment
Fonte:
Negrini S. 2016 SOSORT guidelines: orthopaedic and rehabilitation treatment of idiopathic scoliosis during growth. Scoliosis Spinal Disord. 2018 Jan 10;13:3. doi: 10.1186/s13013-017-0145-8. PMID: 29435499; PMCID: PMC5795289.
Schrothmethod.com






