QUIROPRAXIA

UMA PROFISSÃO DA ÁREA DA SAÚDE
A quiropraxia é uma profissão na área de saúde, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, das articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

No tratamento quiroprático são utilizadas técnicas manuais que buscam ajustar o sistema articular para reduzir o risco de lesões e diminuir as dores. É possível que, durante o processo, ocorram pequenos estalos em consequência das manobras que são realizadas para restabelecer a harmonia corporal do paciente.

Fique por Dentro!


Diretrizes da OMS sobre a formação básica e segurança em Quiropraxia

Graduação em Quiropraxia é reconhecida pela OMS

ACESSE

DÚVIDAS FREQUENTES

  • O que é Quiropraxia?

    A quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, que envolvem as articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

  • Qual a Idade Ideal para o Tratamento?

    Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com os cuidados quiropráticos, desde recém-nascidos até pessoas de idade mais avançada.


    O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para a sua idade.

  • Quais os Principais Problemas Tratados?

    • Dores na coluna lombar
    • Hérnia de disco e dor ciática
    • Dores no pescoço
    • Dores de cabeça
    • Dores e tensão muscular
    • Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
    • Restrições de movimentações
    • DORT/LER
  • Qual a Causa desses Problemas?

    As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e as posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.

  • Como é feito o Diagnóstico Quiroprático?

    O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como radiografia, tomografia e ressonância magnética, esses serão solicitados. Estes dados são fundamentais para o tratamento apropriado.

  • Como é feito o Tratamento?

    O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos"), podem ser empregadas.

  • Qual a Importância dos Exercícios e das Orientações Posturais?

    A prevenção é uma parte muito importante do tratamento e permanecer em atividade é importante para pessoas com dores e problemas de coluna. Durante o tratamento, serão dadas orientações para exercícios específicos e de reabilitação, assim como instruções para corrigir e manter uma boa postura.

  • Quanto tempo leva a Recuperação?

    O tempo de recuperação depende de vários fatores, como idade, estilo de vida e duração do problema. Outros fatores como tipo de trabalho, dieta, atitude e cooperação também são importantes. O início do tratamento requer visitas mais frequentes que variam de uma a três vezes por semana nas primeiras semanas, e esta frequência vai se reduzindo à medida que há melhora e regressão do quadro clínico. É comum os tratamentos durarem entre um a três meses. O objetivo é que a recuperação ocorra no menor tempo possível.

  • Quais são os Riscos?

    Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos quiropraxistas têm indicações e contra-indicações precisas. Quando realizados por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos. Ao procurar um quiropraxista, certifique-se que ele/ela possui uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente.

  • Como Surgiu a Quiropraxia?

    A quiropraxia surgiu em 1895 nos Estados Unidos quando o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, dando à profissão o seu nome atual. A quiropraxia está hoje entre as três maiores profissões na área de saúde (medicina, quiropraxia e odontologia) na América do Norte e Europa.

  • Como é a Formação de um Quiropraxista?

    Para ser um quiropraxista com a responsabilidade de diagnosticar e prescrever tratamentos, é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior. A quiropraxia é, portanto, um curso de nível universitário com duração entre quatro a seis anos. O currículo consiste em uma extensa educação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica.

  • Onde são oferecidos Cursos de Quiropraxia?

    As faculdades de Quiropraxia estão localizadas principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, México, entre outros.


    Atualmente há três Universidades no Brasil que formam quiropraxistas, a Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, a Feevale em Novo Hamburgo/RS e a Uceff em Chapecó/SC.

  • Como é a Quiropraxia Internacionalmente?

    Nos países onde a quiropraxia é regulamentada, como Estados Unidos, Canadá e vários países da Comunidade Europeia e da Ásia, ela é integrada aos sistemas nacionais de saúde. A Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic - WFC), reconhecida e filiada à Organização Mundial de Saúde (OMS), é a organização que representa a quiropraxia internacionalmente. Há cerca de 90.000 quiropraxistas em todo o mundo, dos quais cerca de 65.000 encontram-se nos Estados Unidos.

  • Como é a Quiropraxia no Brasil?

    No Brasil, a quiropraxia começou a se desenvolver em 1992 com a criação da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia), reconhecida e filiada pela Federação Mundial de Quiropraxia (WFC). A ABQ tem cerca de 1.210 associados distribuídos entre os vários estados do Brasil e 800 estudantes matriculados nas escolas.

Share by: